Inspirado na ave símbolo do Paraná, o Gralha nasceu em 1997 na revista Metal Pesado Especial. Nascido do braistorm de 9 artistas ( Alessandro Dutra, Antonio Eder, Augusto Freitas, Edson Kohatsu, Gian Danton, José Aguiar, Luciano Lagares, Nilson Muller e Tako X ), o personagem logo ganharia as páginas de um importante jornal local, um álbum de quadrinhos e dois curtas-metragens. Com o tempo apareceu em diversas publicações, sites e acabou se tornando um dos personagens de quadrinhos mais importantes do Brasil.
Gustavo Gomes herdou seus poderes do avô, um alienígena que chegou no planeta Terra nos anos 40 e se tornou o herói Capitão Gralha. Reverenciado por muitos, o Capitão Gralha ficou conhecido como O Anjo de Curitiba, O Defensor do Paraná e O Guerreiro Alado do Brasil. Seguindo os passos do avô (e do pai, o segundo Capitão Gralha) Gustavo tenta aprimorar o uso dos poderes e dá o melhor de si para fazer o bem e ajudar as pessoas embora nem sempre as coisas saiam como se espera. Enquanto as aventuras do Capitão Gralha lembram a Era de Ouro dos Quadrinhos, as aventuras do Gralha possuem um contexto mais contemporâneo.
Na verdade existem várias coisas legais a respeito do Gralha... Suas HQs se passam num mundo levemente futurista onde pequenos lampejos disso podem ser percebidos na arquitetura onde parte dos prédios abrigam telhados verdes com árvores e vegetação abundante. Narrativamente as aventuras do Gralha lembram as aventuras do Homem-Aranha e do Nova (dos anos 70 e 80) onde o potencial humano dos personagens é explorado em equilíbrio com a adrenalina das aventuras. Fora isso o Gralha tem possibilitado desde sua origem uma infinidade de vôos criativos já que cada artista, cada autor pode explorar um estilo, traço, tema ou gênero indo do humor ao super-herói, passando pelo existencialismo, experimentalismo e por aí vai. O Artbook do Gralha retrata muito bem esse caráter democrático do personagem algo que é bem à cara do Brasil com sua diversidade e sincretismo.
MAIS:
GRALHA - O Herói de um mundo pós-moderno!
OGralha.com.br
O Gralha - Artbook
O Gralha - Tão Banal quanto Original (Álbum pela Editora Quadrinhópole)
O Voo do Capitão Gralha
As Histórias Perdidas do Capitão Gralha
Francisco Iwerten: O Homem que sonhava com Heróis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom, curto demais o Gralha e seus criadores, parabéns pelo ótimo trabalho!
ResponderExcluirBoa tarde. Mandei email para o Antônio eder. Sobre o nazista mascarado vilão da HQ capitão gralha, ele consegue fugir e depois não tem continuação dessa história, fiquei curioso no que aconteceu com esse vilão.
ResponderExcluirMeu contato é michel_guel10@hotmail.com.
Grato.