Contei com o apoio das obras de Betty Edwards, Phillip Hallawell, Andrew Loomis e notas de aula do Prof. José Marconi, além da minha experiencia na prática do que funciona e do que não funciona para a execução de um desenho.
Concluí que se o praticante tiver compromisso e esforço, ele conseguirá apreender, desenvolver e explorar com muita competência (e para além disto) a técnica do desenho. Respeito a opinião de quem não acredita no ensino do desenho, de quem ainda insiste no pensamento medieval de que um ser humano é melhor que outro porque possui "dom". Sou compelido portanto a crer no que vejo funcionar: empenho, dedicação, esforço mostram melhores resultados que dons ou poderes mágicos.
Não é possível aprender desenho sem prática, sem esforço, sem dedicação. Parabéns aos alunos -agora amigos- que tiveram coragem e determinação de concluir a disciplina de Expressão Gráfica até o final. Agradecimentos especiais à Profa. Lízie Sancho e aos Mestres José Marconi Bezerra e Betty Edwards.
JJ Marreiro
PS: Abaixo o registro da evolução do poder de observação e traço conquistados após várias e cansativas horas de prática.
SOBRE DESENHO E ALÉM
JJ MARREIRO PROFILE
Espetacular JJ, vc arrasou de vedade. Também penso como vc. É claro que um dom nato ajuda muito, mas acredito que se a pessoa realmente quiser pode realizar feitos impressionantes no campo da aprendizagem.
ResponderExcluirParabéns mesmo, a vc por pensar e conseguir transmitir isso, e a seus alunos por acreditarem em vc e neles mesmos.
Do seu amigo e fã
Fontes