segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Heróis Espaciais - Buck Rogers


Conheci o Buck Rogers através da série de TV, muita aventura, naves espaciais, raios, mulheres fabulosas, robôs e extraterrestres na medida do possível. A série só existiu graças ao bum gerado por Star Wars que abriu espaço para produções do tipo. Os quadrinhos que li do Buck Rogers eram a adaptação do seriado da TV, as tiras originais de Dick Calkin, mesmo na web são poucas e bem difíceis de se encontrar.

O primeiro herói espacial dos quadrinhos foi criado na forma de contos para a revista Amazing Stories, no ano de 1928 pelo escritor Philip Francis Nowlan. Em seguida o personagem ganhou versões em aventuras radiofônicas e tiras de jornal (1928). Para alguns autores a estréia de Buck Rogers e Tarzan nas tiras de Jornal marcam o início da Era de Ouro dos Quadrinhos. Legal, não?! O traço na tira era muito limpo e a visão de futuro encantadoramente ingênua e pueril. De início as tiras foram compiladas e publicadas em formato revista, nascia a Famous Funnies, onde a série de Buck Rogers ganhava capas incríveis feitas pelo gênio Frank Frazetta.

Hoje em dia, uma nova série de quadrinhos com Buck Rogers voltou ao mundo pop. Um roteiro interessante (de Scott Beatty) e uma arte impecável de Carlos Rafael Duarte trazem o herói de volta com um design limpo e moderno.

As referencias que usei para a versão aqui apresentada são de uma action figure que tinha um tremendo climão retrô. Nada contra os artistas da nova geração, temos artistas geniais hoje em dia, mas os traços clássicos possuem um charme que o tempo e a moda não apagam (e são esses traços que mais me inspiram).

E comprovanado a força dos clássicos a web-série baseada em Buck Rogers (já em fase de produção) terá como base os romances originais e as tiras de jornal e não a série dos anos 70/80. Confira no teaser. Segundo o blog Universo Fantástico, a web-série começa no segundo semestre de 2010. Gil Gerard e Erin Gray (Buck e Wilma da versão de 1979) farão participações especiais.



Matéria sobre Buck Rogers no Armagem.com
Episódios raros do programa de rádio
Matéria do Universo Fantástico

4 comentários:

  1. Depois do Dia do Quadrinho Nacional eu pensei num super-heroi brasileiro, então pensei numa versão adolecente da Mulher Stupenda: a Garota Estelar... aqui o desenho.

    no meu DA tem a ilustração...

    http://maciliooliveira.deviantart.com/

    ResponderExcluir
  2. Tem Buck Rogers pra baixar: http://www.actionsecomics.net/search/label/BUCK%20ROGERS

    Vander

    ResponderExcluir
  3. Adorei o design dessa nave. Tava completamente por fora de que vai ter uma web-série do Buck Rogers. Até hoje só conheci aquela versão pra TV com o Gil Gerard. Gostava muito quando era moleque.

    ResponderExcluir
  4. Acho espetacular o desenho tanto das naves quanto das armas e edfícios e ainda os robôs com cara de geladeira, muito bacana!

    Era assim q a década de 30 a 50 imaginavam o futuro. Tô ansioso pra ver a nova série.

    ResponderExcluir