O Professor Universitário Ivan Carlo Andrade é mais conhecido entre os leitores de Histórias em Quadrinhos por seu pseudônimo: Gian Danton. Gian é um grande amigo e de vez em quando produzo uma ou outra capa para suas produções acadêmicas ou literárias. Dessa vez foi uma coletânea de artigos acadêmicos publicada em 2 volumes.
Ivan já havia lançado outras coletânea na mesma linha, com capa de outro designer. Então havia o interesse de manter algum alinhamento entre o conceito visual dos livros.
Minha primeira sugestão tinha influencia dos cartazes de filmes do Hitchcock. Fiz vários desenhos antes de chegar numa primeira ideia apresentável. A ideia aqui é de que os Estudos Interdisciplinares eram as Chaves para destrancar cada painel de quadrinho.
Fiz outra versão mais ligada ao contexto do cinema, mas o propósito , segundo o Gian era dar mais ênfase aos Quadrinhos. Durante uma troca de ideias começamos Gian e eu a pensar em algo que conectasse Quadrinhos e Cinema e Cultura Pop. E convenhamos já há algum tempo personagens de quadrinhos tem migrado para cinema e outras mídias com bastante êxito. Assim, surgiu a ideia de um personagem saltando dos quadrinhos para a tela do cinema. Quando pensei num personagem despontando nas alturas me veio a mente a arte do David Loyd para V de Vingança.O esboço inicial ficou bem formal. Até um pouco rígido cheio de angulos retos. AO invez de saltar de uma página de HQ para uma película de filme, o personagem saltaria de um prédio texturizado com imagens de quadrinhos para outro com imagens de filme.
Para quebrar a rigidez da imagem montei uma versão mais descomportada.
Seria bem legal usar a imagem icônica do V e outras dos quadrinhos e do filme (de 2006, dir. James McTeigue).
O Design é um processo, com várias etapas, idas e vindas, testes e retestes. As vezes dá certo de primeira, mas na maioria dos casos não. Foi o caso das fontes. Era necessário um trabalho de fontes formais, mas sofisticadas e elegantes. Outro elemento importante é que desta vez o livro era parte de uma coleção. Puxa...eu teria que fazer outra capa com os mesmos critérios criativos... ou criar algo que deixasse claro se tratar de outro livro, de uma mesma "coleção". Então, após fechar o conceito, ideia e execução da primeira capa, optei por mudara cor de fundo para algo bem distinto, mas igualmente sóbrio. Assim foram desenvolvidas essas duas capas do livro Quadrinhos e Cultura Pop - Estudos Interdisciplinares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário