terça-feira, 14 de junho de 2011
Invasão Mangá na Gibiteca de Fortaleza
É incrível a força dos quadrinhos japoneses. E isso não se restringe à linguagem dinâmica, a emoção das tramas, ao carisma dos personagens, a narrativa envolvente ou ao marketing e a quantidade de produtos e derivados... O Mangá exerce fascínio sobre muita gente e muita gente que não conhece já ouviu falar. Então, é hora de levantar e ir lá na Gibiteca de Fortaleza descobrir um pouco mais sobre esse universo fascinante do mangá, do animê e da cultura pop japonesa que hoje influencia boa parte do planeta.
A gente as vezes vê os filmes de ficção e imagina quando os extraterrestres vão chegar aqui e tomar tudo... bem, os extraterrestres estão atrasados, porque a Invasão Mangá já começou :) Veja os dados no release:
Quadrinho Japonês na Gibiteca de Fortaleza
Os Mangás são hoje um importante elemento na formação de jovens leitores, assumindo múltiplos formatos editoriais e atingindo públicos de diversas idades, o quadrinhos japoneses tornaram-se febre no mundo todo e passaram a influenciar o cinema, a TV, os games e o design. Mas o que há de tão diferente no quadrinho japonês? O que faz dele um dos mais importantes produtos editoriais do mundo hoje? As respostas não são fáceis, mas certamente sua investigação é no mínimo envolvente. E foi pensando nisso que o Fórum de Quadrinhos do Ceará e a Gibiteca de Fortaleza abriram espaço para a Invasão Mangá que ocorrerá no sábado 15h na Biblioteca Dolor Barreira, sede da Gibiteca Municipal.
A mesa redonda será composta por Clarice Lin-chan (TV SANA), Marcela Bezerra (Alô SANA) e Blenda Furtado (Professora de Desenho e Mangá do Estúdio Daniel Brandão). A mediação do bate-papo será feita pelo cartunista JJ Marreiro (pioneiro no ensino da técnica do desenho de mangá no estado do Ceará). Haverá participação do público com espaço para perguntas e questionamentos além do sorteio de diversas revistas.
O encontro é uma realização do Fórum de Quadrinhos do Ceará que recentemente assumiu em regime de Gestão Compartilhada, a administração da Gibiteca de Fortaleza com a Direção da Biblioteca Dolor Barreira e a Coordenação de Literatura do Município.
INVASÃO MANGÁ
Sábado, 18 de junho/ 2011, 15h
Gibiteca de Fortaleza. Anexo da Biblioteca Dolor Barreira
Av. da Universidade, 2572
Assinar:
Postar comentários (Atom)
aproveitando o ensejo
ResponderExcluir1)o que você acha dessas animações e quadrinho que são influenciados pelos mangás e anime como Avatar, artistas como Adam Warren, Ben Dunn, Fred Gallagher etc?
os cartoons e os animes ainda resistem a tendência do cinema de animação onde a animação tradicional praticamente sumiu dos filmes de longa-metragem.
ainda é possível ver animações com o traço parecido com os estabelecidos pelo Bruce Timm (Spectacular Spide-Man, Avengers).
Opa! Vamos ao papo:)
ResponderExcluir1) Quadrinhos com influencia de mangás e animes são muito bem-vindos porque renovam o cenário e trazem atenção para esses artistas. Normalmente o estilo de um artista é construído em cima de traços que ele aprecia, isto já conta positivamente. O que poderia ser visto como ponto negativo seria o uso meramente comercial do traço, mas mesmo assim devemos pensar que o traço do mangá abre mercado e dá trabalho para os desenhistas.
2) A animação tradicional está voltando e a Disney está na dianteira. Nada contra os bichinhos 3d, mas a animação tradicional está a mais tempo na cabeça das pessoas e em seus corações. Não será fácil livrar-se dela:)
3)Animações baseadas no traço de artistas: Isso foi uma excelente sacada da DC-Warner com seus lançamentos pra Home-video. As séries ficam mais íntegras e as histórias ficam mais próximas dos quadrinhos que as inspiraram.
VAleu pelo papo! :)