quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Contando Histórias


Contar histórias é uma atividade ancestral do homem, que narrava fatos antes mesmo de possuir o domínio da palavra. Com o advento desta, a transmissão de informação e conhecimento ganhou força.

Os quadrinhos são fruto do casamento entre texto e imagem e a produção de histórias para esta mídia ganha forma física nesta peça técnica que chamamos de roteiro. Existem diversas maneiras, estruturas e formas de roteiro para quadrinhos, mas sua função básica é deixar o desenhista ciente de quais imagens evocar para o leitor através do seu traço.

Clareza, Lucidez e organização são elementos que ajudam bastante no processo de elaboração de uma história. Independente do tema ou do gênero uma história tem que ser compreensível, isto é o mínimo que se pode pedir de qualquer narrativa, seja quadrinizada, animada, interpretada e por aí vai. Histórias incompreensíveis não merecem a energia gasta no processo de contá-la. E já que o assunto é roteiro abaixo segue um manual para download. Sugiro que vc baixe logo, pois imagino que será apagado em alguns dias.

Guia de Roteiro - DOWLOAD

E como quadrinhos são apenas uma das possíveis maneiras de materializar uma história, acho que vale uma visita ao: Do Conto ao Encanto

2 comentários:

  1. http://publica.hom.opovo.com.br/radioopovocbn,570,109.html

    ResponderExcluir
  2. J O U R N E Y

    http://www.youtube.com/watch?v=9B427cDRCMw

    ResponderExcluir