sexta-feira, 22 de novembro de 2013

JJ Marreiro Profile


Esta postagem tem por objetivo agilizar o trabalho de alguns amigos da imprensa a encontrarem as informações sobre meu trabalho como cartunista, ilustrador, professor de desenho e quadrinhos que estão no google e em outros lugares como a Enciclopédia dos Quadrinhos.


JJ Marreiro
Começou a lecionar desenho e ilustrar livros em 1991, formou-se em Publicidade pela Universidade de Fortaleza em 2005. Estudou técnicas de desenho animado como cineasta argentino Felix Follonier e cinema de animação no curso do Diretor Cinamatográfico Telmo Carvalho na instituição Casa amarela. Integrou a Oficina de Quadrinhos da UFC, foi um dos fundadores do primeiro estúdio profissional de quadrinhos do Ceará (Graph It Estúdios, 1996) e do Fórum de Quadrinhos do Ceará (2010). Editou em 1994 O Pergaminho (apontado como um dos primeiros fanzines de RPG do Brasil) e em seguida ao lado de Daniel Brandão e Geraldo Borges editou o Manicomics, vencedor do Troféu HQ Mix 2002, 2005, 2006 na categoria Fanzine, entre outros prêmios. Teve trabalhos publicados no Brasil, Estados Unidos, Europa e Oriente Médio em editoras como Trama, Abril, Panini, DC Comics,Moonstone, AK Comics e instituições como Fundação Roberto Marinho e Grupo Edson Queiroz. Sua tira Lucy e Sky já foi publicada em jornais dos estados Rio de Janeiro, São Paulo Rio Grande do Sul e Ceará. Participou do álbum MSP+50 em homenagem ao quadrinhista Maurício de Sousa (2010) e do álbum MONICA's (2013). Em 2014 participou dos álbuns O Gralha-Tão Banal quanto original, Clássicos revisitados Vol.2, As Histórias Perdidas do Capitão Gralha (Editora Quadrinhópole). Marreiro é criador de diversos personagens entre os quais estão Zohrn, Mulher-Estupenda, Beto Foguete e Garotas da Selva e coordena (ao lado do jornalista Fernando Lima) o projeto editorial Laboratório Espacial. Em 2019 e 2020, ao lado do roteirista L.C. Braga, desenvolveu o projeto Direito Constitucional em Quadrinhos. No mesmo período foi responsável pelas capas de revista norte-americana The Incapable TRUMP (#03 e #04) para o Roaring Sun Studios (NY-USA).














Versões Curtas:
- Estreou Profissionalmente em 1991, ilustrando livros infantis e ministrando aulas de desenho. Editou os fanzines Pergaminho (de RPG) e o Relatório da Situação (de Ficção Científica). Integrou a Oficina de Quadrinhos da UFC a partir de 1993, onde foi monitor e professor. Foi co-editor do Manicomics (3 vezes vencedor do Troféu HQMix na categoria Fanzine-2002, 2005, 2006). Fez ilustrações e charges para o site universohq.com, Revista Wizard Brasil, Coleção Mundo Estranho. Publicou suas tiras em jornais do RJ, SP, CE e RS. Ao lado do jornalista Fernando Lima, lançou o projeto editorial Herói Z. Participou dos álbuns Monica's e MSP+50 (Maurício de Sousa Produções), As Aventuras Perdidas do Capitão Gralha, Gralha Tão Original quanto Banal e Clássicos revisitados V2 (Ed Quadrinhópole). Teve trabalhos publicados na Ed. Abril, Panini, Fundação Roberto Marinho, Fundação Edson Queiroz, DC Comics e outras. Atua como ilustrador, editor e criador de HQs e ministra Palestras, Oficinas e Workshops nesta área. 

- Cartunista, Ilustrador, Professor de Desenho e Quadrinhos desde 1991. Com trabalhos publicados nas instituições: Editora Abril, Editora DC Comics e Roaring Sun Studios (Estados Unidos), Maurício de Sousa Produções, Fundação Roberto Marinho e Fundação Edson Queiroz.

 - Três vezes vencedor do HQMix de melhor Fanzine (com o Manicomics), criador dos personagens Zohrn, Mulher-Estupenda, Beto Foguete e da Tira Lucy & Sky. Marreiro começou a trabalhar com quadrinhos em 1991 ilustrando material de informática e ministrando aulas de desenho para crianças. Formado em Publicidade com atuação nas áreas de Design e Arte-educação. Participou dos álbuns MSP + 50,  Monica's, Gralha Artbook, Gralha Tão Banal quanto Original, As Aventuras Perdidas do Capitão Gralha, Antologia do Quadrinho Cearense entre outros. Teve trabalhos publicados na Ed. Abril, Panini, Fundação Roberto Marinho, Fundação Edson Queiroz, DC Comics e outras. Ministra Palestras, Treinamentos e Workshops sobre Quadrinhos e seu Potencial de Comunicação.

-JJ Marreiro criou, ao lado de Daniel Brandão e Geraldo Borges, o Graph It estúdio, primeiro estúdio profissional de quadrinhos do Ceará. Marreiro já desenhou parapublicações de diversas editoras — Abril, Trama, Positivo e Ática entre outras — e também para o mercado internacional. Publicou ilustrações e charges nas revistas Dragão Brasil, Sci-Fi News, Wizard Brasil (Editora Panini) e nos jornais Diário do Nordeste e O Povo (CE), Jornal Metrópole (SP), Jornal do Centro (RJ), Agora(RS); Também nos sites Universohq.com, Hyperfan; Bem como nos Graphic Álbuns MSP + 50 e Monica’s (Maurício de Sousa Produções), O Gralha-Tão Banal quanto original e Clássicos revisitados Vol.2 (Editora Quadrinhópole) e o livro 100 respostas sobre Super-Heróis (Ed. Abril). Três vezes vencedor do Troféu HQ Mix com o fanzine Manicomics publicou também nas revistas Capitão Rapadura, Capitão Tocha e Rivista. Ministra aulas e oficinas de desenho e quadrinhos desde 1991. É editor das revistas Herói Z, Beto Foguete, Mulher-Estupenda e do blog Laboratório Espacial.

Mais:
JJ Marreiro no Guia dos Quadrinhos
JJ Marreiro no Bigorna